Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 9 de maio de 2016

"O Meu Avô Luís" de Sofia Pinto Coelho

Não sei porque é que este livro chamou por mim! Creio que foi escrito com base num documentário, que não tive oportunidade de ver, feito por Sofia Pinto Coelho, jornalista na SIC, sobre o seu avô Luís, embaixador na época de Salazar. Considero espectacular conseguir recriar uma vida de um antepassado nosso, vivê-la de novo por ele e ter coragem de enfrentar algumas pressões familiares por desvendar mistérios antigos.

À autora ajudou a imensidão de cartas guardadas, os filmes Que eram a paixão de seu avô e as conversas com os familiares mais idosos. Que bom deve ser sido possuir esta oportunidade de olhar para um passado e de vivê-lo segundo regras e normas sociais tão diferentes das actuais! Creio que foi isso que invejei e que despertou o meu interesse por esta leitura.

Gostei do que li. Gostei de ficar a conhecer o avô Luís, com o seu carácter recto, honesto e um pouco intransigente. Gostei ainda mais dele quando se viu a braços com um amor, já quando estava a casa dos cinquenta, por uma mulher mais nova que ele. Pensar no que terá sentido, nas contradições que sentiu ao amar alguém que não devia, porque era casado e porque sentia pelo estado salazarista um sentido do dever muito grande. Contra o que pensava, contra tudo o que acreditava, amou! E por amar, renunciou ao seu cargo, à sua posição no país.

Gostei de ficar a conhecer mais pormenores históricos de uma época à qual, felizmente, pouco vivenciei. A história do "avô Luís" foi um pontinho pequeno dessa época. Felizmente para ele, e por estar certamente na posse de mais valias que poucos então possuiam, a sua história teve um final feliz, embora recheada de muitas lutas pessoais. Essas mais valias de que falo, como a educação priviligiada que teve acesso e a pertença a famílias abastadas, deu-lhe armas para lutar pelo amor que encontrou tardiamente. Quantos outros se limitaram a lutar somente para subsistir?

Gostei de ficar a conhecer a sua vida e também mais um pouco do que foi Portugal numa época que nos parece tão longe mas que nem por isso se encontra tão afastada assim... Fiquei curiosa com p documentário feito pela autora. Gostava de o ver.

Terminado em 4 de Maio de 2016

Estrelas: 4*+

Sinopse

Sofia Pinto Coelho descobriu os filmes antigos e as cartas do seu avô numa arrecadação, a neta Sofia confrontou-se com a história de Luís Pinto Coelho, professor catedrático de Direito, figura respeitadíssima do Estado Novo. Já casado e com seis filhos, apaixona-se por uma top model norte-americana, livre de preconceitos. Mas o país tinha mão pesada e «o avô Luís» pagará o preço pela ousadia.

Sem comentários:

Enviar um comentário