Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 8 de setembro de 2015

"A História Secreta" de Donna Tartt

Quando fico apaixonada por personagens com qualidades (defeitos!) tão diferentes daquelas que admiro num ser humano e quando, ainda por cima, torço para que nada lhes aconteça durante a sua "vida" no livro, então sei que a escrita do autor me conquistou definitivamente! Assim aconteceu nesta obra.

Não li (ainda) O Pintassilgo, o outro livro de Donna Tartt que sobrecarrega as minhas estantes com o seu peso, porque o seu volume ainda não me conseguiu convencer a levá-lo comigo no dia-a-dia, mas com esta leitura terminada fiquei muito interessada em lê-lo com a brevidade que a minha pilha de livros o permitir...

A história é estranha. O ambiente em que ela decorre também. O mesmo posso dizer dos excêntricos personagens. Aquele que nos conta o que se passou, Richard, parece ser, de entre todos eles, o que mais se assemelha a um de nós... Todos escondem segredos que nos apimentam a curiosidade. As descrições e o desenrolar dos acontecimentos fazem-se devagar mas tão pouco isso nos aborrece ou enfada. Antes pelo contrário! A expectativa de algo sinistro paira no ar, ou melhor, na história. E esse acontecimento dá-se. Alguém morre assassinado. O peso dessa morte faz-se sentir por entre o grupo de amigos que Donna Tartt tão sabiamente vai descrevendo e caracterizando. E quando pensamos que a história se fica por aqui, somos de novo surpreendidos. A pressão, a culpa e os remorsos condiciona a amizade e a união do grupo.

O narrador, Richard, sabemos por algumas pequenas dicas que se encontra vivo e com mais alguns aninhos em cima. Logo, "safou-se", pensei eu satisfeita! Mas, onde se encontra ele? Está livre? Liberto das grades de uma prisão? E dentro de si mesmo? Livre da culpa que o atormentava quando jovem?

Um livro que saboreei com verdadeiro prazer e que aconselho vivamente. Uma leitura estranhamente aliciante, bem escrita e bem contada.

Terminado em 6 Setembro de 2015

Estrelas: 6*

Sinopse

Um grupo de estudantes inteligentes, excêntricos e rebeldes de uma escola em Nova Inglaterra frequentada por alunos oriundos da nata da sociedade norte-americana, sob a influência de um carismático professor de Estudos Clássicos, descobre um novo modo de pensar e viver, totalmente diferente do resto dos colegas.
Só que, quando os limites da normalidade moral são ultrapassados, as suas vidas alteram-se totalmente e para eles torna-se tão fácil viver como matar…
A História Secreta é escrito pela autora de O Pintassilgo, vencedor do Prémio Pulitzer 2014.

1 comentário:

  1. Também goste imenso desta obra da Donna Tartt e também fiquei curiosa com O Pintassilgo ;)
    Beijinho, Cris!
    Teresa Carvalho

    ResponderEliminar