Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

domingo, 4 de março de 2012

Ao Domingo com... Miguel Almeida

"Quem sou eu … como escritor? – perguntam-me.
Após cinco livros publicados, mais um em co-autoria e outro como coordenador, em registos literários tão diversos e distintos, que vão desde o ensaio técnico à prosa de ficção, da poesia à “literatura para crianças”… Antes de dois novos livros, que vão aparecer nas livrarias de todo o país nos próximos meses… Quem sou eu… como escritor?
Vou ali perguntar ao Miguel Almeida, pedindo-lhe que responda o mais rápido que possa, para que seja o mais sincero possível.
- Sou alguém que é professor, marido e pai, e que por isso tem muito pouco tempo para dedicar à escrita, mas que ainda assim tudo faz para o aproveitar o melhor que pode e sabe;
- Sou alguém que ainda se espanta e admira com o lado maravilhoso da vida, que por todo o lado nos interpela e envolve, e daí colhe o alimento para a sua escrita;
- Sou alguém que gosta de escrever e que tira um enorme prazer daquilo que consegue fazer;
- Sou alguém que se satisfaz naquilo que faz, ao ponto de o querer partilhar através da publicação;
- Sou alguém que olha sempre insatisfeito para o que faz, a pensar sempre no que ainda pode e deve a si próprio fazer … E há sempre tanto que fica por fazer!
- Sou…
Podia continuar a perguntar ao Miguel Almeida “Quem sou eu … como escritor?”, mas acho que ele iria continuar a responder assim, como faz em “Auto-conhecimento”, um dos belos poemas de Ser Como Tu, o seu último livro de poesia:




Auto-conhecimento


Sei o que sou.
Sei?
Sei talvez o bastante,
Para não aceitar, ou recusar
Perante o destino,
Que tenho ideias minhas,
Pensamentos próprios, que ofereço
Como frutos puros, da minha liberdade.
Sei o que sou?
Sei.
Sei talvez o bastante,
Para perceber, ou entender
Perante o acaso,
Que estando só, de mim para mim
As palavras, as minhas escassas palavras
Exprimem a incerteza, daquilo que poderei vir a ser.


Miguel Almeida, Ser Como Tu, Ed. Esfera do Caos, 2011, p. 73.



Nasci em Rãs, pequena aldeia do concelho de Sátão, distrito de Viseu, em 1970. Licenciei.me em Filosofia (Variante de Filosofia da Ciência) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde também fiz o Mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente, exerço actualmente funções docentes na Escola Secundária Cacilhas-Tejo, em Almada. Vivo na Costa da Caparica, na proximidade poética da família e do mar."


Miguel Almeida



Obras Publicadas: Um Planeta Ameaçado: A Ciência Perante o Colapso da Biosfera (Esfera do Caos, 2006), A Cirurgia do Prazer: Contos Morais e Sexuais (Esfera do Caos, 2010), O Templo da Glória Literária: Versão Poética (Esfera do Caos, 2010), e Ser Como Tu (Esfera do Caos, 2011). Chireto: Uma Semana de Histórias para Contar ao Deitar (Lua de Marfim, 2011). Publicou também, desta vez em co-autoria, a obra Já não se fazem Homens como antigamente (Esfera do Caos, 2010). Coordenou ainda a obra Palavras Nossas: Colectânea de Novos Poetas Portugueses (Esfera do Caos, 2011).
Em Abril de 2012 vai publicar O Lugar das Coisas, o seu sétimo livro e o terceiro de poesia. Em Maio vai publicar em coordenação e co-autoria uma Colectânea de Contos, com 25 Autores – Participantes.





4 comentários:

  1. Gosto sempre imenso da maneira tão própria do Miguel se expressar!
    Muito sucesso Miguel Almeida!
    Beijinhos
    Teresa Carvalho

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais, agradeço à Cristina Delgado e ao excelente Blogue "O Tempo entre os meus livros" pela simpatia com que acolheram a minha obra, no caso concreto "Ser Como Tu", o meu último livro de poesia (Ed. Esfera do Caos, Abril 2011). Aproveito para dizer que já em Abril 2012 vai estar um novo livro meu de poesia nas livrarias. Chama-se "O Lugar das Coisas". Espero que a minha obra seja do agrado de todos vós, que seguem este excelente Blogue. Bjs, Cristina. Bjs tb. para ti, Teresa, pelas palavras de apoio e incentivo.

    ResponderEliminar
  3. Li os livros de Miguel Almeida e recomendo!
    :D
    Um abraço Miguel e muito sucesso!

    ResponderEliminar
  4. Com gosto visitámos o seu Blog Miguel Almeida. Com gosto iremos acompanhar o seu trabalho e a sua escrita. É um privilégio ter essa capacidade. Parabéns e muito sucesso.

    ResponderEliminar