Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Ao domingo com... Tiago Gonçalves

"Sou um jovem portuense, de apenas 25 anos, mas que vive no meio das palavras há muito tempo. Desde que comecei a escrever, por volta dos meus 13 anos, que sempre quis escrever livros, sempre quis comunicar pelos livros e pela escrita.

Nasci e sempre vivi no Porto, numa rua humilde, com uma educação simples e uma mente aberta, sempre atento, curioso e preocupado com as questões humanas e sociais. A licenciatura em Sociologia em 2004 foi portanto uma escolha lógica, apesar de só ter descoberto a Sociologia no meu 12º ano. Pelo caminho foi ficando o Português, que nunca gostei muito, até aos dois últimos anos de aprendizagem,onde comecei a ver e a ler a qualidade da escrita portuguesa, que iam bem mais longe do que os Lusíadas ou os Maias...

A verdade é que também nunca li muito, apesar de gostar, apenas mudei esse hábito nos últimos dois anos, quando estava decidido a escrever os primeiros livros. Agora confesso que adoro ler, mas antes queria fazer muita coisa ao mesmo tempo, e não lia muito, utilizava mais o computador e a televisão. A procura do saber sempre me guiou, e desde a minha infância que era uma constante a curiosidade, as perguntas e a procura das respostas.

Os meus livros centram-se, no entanto, nas questões humanas, no quotidiano, e na vida em si. Os pontos comuns, o que somos, como vivemos, as nossas emoções, enfim...tudo o que nos faz ser aquilo que somos e aquilo que vivemos, e por isso tento deixar sempre espaço para o leitor conseguir transpor para o seu mundo aquilo que está a ler. Tento deixar espaço para o leitor. O que sempre procurei com um livro foi comunicar e transmitir mensagens, por isso é importante que quem está do outro lado consiga, não só entender, mas comunicar com o livro, pensando.

Devo acrescentar que apesar de o sonho de escrever livros estar presente desde a minha adolescência, a verdade é que o materializei por um desafio da pessoa que me conhece melhor do que eu mesmo, porque a verdade é que a insegurança e a dúvida também me acompanhou a vida toda e logo adiava constantemente, buscando outras coisas com que me ocupar. Pela vida fora fui-me ocupando, desde o desporto, as aventuras, a televisão, o computador, a informação, mas aquilo que sempre quis foi escrever.
Podem consultar mais de mim no meu site: www.tiagogoncalv.es"

Tiago Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário