Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sobre o holocausto



Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 176
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789724153575




Colecção: Romance Jovem
Faixa etária: a partir dos 13 anos

Gostei. É um livro escrito de uma forma muito simples, para uma faixa etária a partir dos 13 anos, partindo do princípio que os "nossos" jovens com essa idade já sabem o que foi o holocausto e as palavras "Auschwitz" e "fuhrer" não lhes são estranhas.

O narrador é Bruno, um menino alemão de 9 anos, cheio de inocência e de ironia que, mesmo tratando-se deste tema, nos faz sorrir...

Lê-se num ápice e o desenrolar desta história não nos previne para o desfecho final, desconcertante mas, ao mesmo tempo, sublime, acho eu.

Como crítica posso apontar duas gafes que, para um livro didáctico como este, creio não serem admissíveis... São palavras que, estando incorrectas, mudam o sentido à história! No livro que possuo fiz as devidas correcções, para que os meus dois filhos mais novos possam ler e perceber esta história que, certamente, lhes vou recomendar! Cinco estrelas, definitivamente!

Terminado em 10 de Setembro de 2010

Estrelas: 5*

Sinopse

Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…

3 comentários:

  1. Não li o livro, mas vi o filme, que aliás está muito bem conseguido e com um final surpreendente!

    ResponderEliminar
  2. É, o final é espectacular...mas não é para se revelar,pois não?

    ResponderEliminar
  3. Adorei este livro. Vale a pena ler.

    ResponderEliminar